pic

Exposições

De 6 de novembro a 30 de dezembro de 2023

As exposições previstas para o FIIN refletem um objetivo comum: o esforço de Vila Real na divulgação de imagens da vida selvagem como um meio de sensibilização da sociedade para a importância da conservação e preservação do património natural. Desde imagens de grandes primatas e outros animais ameaçados, captadas por grandes fotógrafos mundiais, até imagens da biodiversidade de Vila Real captadas pelos nossos jovens fotógrafos, tudo pode ser visto nestas magníficas exposições.

Exposição de Fotografia da Biodiversidade

As imagens patentes nesta exposição resultam de uma vasta seleção das obras submetidas ao Concurso de Fotografia desta VII edição do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN). Participaram neste Concurso 109 concorrentes, de 27 nacionalidades, com 561 imagens, distribuídas pelas quatro categorias do Concurso: Aves, Outra Fauna, Flora e Fungos e Paisagens e Habitats Naturais. Nesta exposição estão patentes 54 imagens, entre as quais as três melhores imagens por cada categoria e o grande prémio, intitulado “Carvalho Araújo” para a melhor fotografia do Concurso de 2023.

Um agradecimento especial aos elementos do júri do concurso que avaliaram e classificaram as imagens: Luís Quinta, Paula Nunes da Silva e Pedro Colaço do Rosário.

Teatro de Vila Real

Exposição de Desenho da Biodiversidade

O principal objetivo do Concurso de Desenho da Biodiversidade do FIIN é a divulgação e a preservação da própria biodiversidade, para além da motivação para o desenvolvimento de uma expressão artística, representando espécies da fauna e flora, através da seleção e classificação de trabalhos selecionados com esta temática. Pretende igualmente promover a ilustração e o desenho científico, um importante suporte para a produção de documentos de cariz científico e fomentar o crescimento de participantes que retratem o património natural selvagem, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade.

Na edição de 2023 participaram 58 concorrentes, de 27 nacionalidades, num total de 88 obras, apresentadas em duas categorias: Desenho Científico e Desenho de Natureza, algumas das quais foram selecionadas para esta exposição.

Um agradecimento especial para o júri do concurso, constituído por Marco Correia, Carolina Castro Almeida e João Soares Carrola, pela colaboração, empenho e disponibilidade manifestados no processo de seleção dos trabalhos premiados.

Teatro de Vila Real

Exposição do Concurso Juvenil de Imagem de Natureza

Já no seu 4º ano, o Festival Internacional de Imagem de Natureza dedica um concurso inteiramente aos mais jovens. O concurso tem como alvo os jovens dos 8 aos 18 anos, este ano de âmbito nacional, que participaram com fotografias e desenhos dedicados ao património natural biológico, designadamente as regiões naturais, os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens. Este é mais um passo para sensibilizar os mais jovens para a proteção e conservação da Natureza, em especial, da biodiversidade local. Sendo este um estímulo para a mudança de comportamentos, em especial nos mais jovens, que desempenham, cada vez mais, um importante e vital papel na preservação do meio ambiente.

Desta forma, apresentamos as 13 obras selecionadas, das duas categorias: Fotografia e Desenho que este ano recebeu cerca de 40 trabalhos. Agradecemos aos elementos do júri desta edição, Bárbara Pereira e Joaquim Beteriano pelo trabalho desenvolvido.

Teatro de Vila Real