pic

Exposições

De 11 de novembro a 30 de dezembro de 2019

As exposições previstas para o FIIN refletem um objetivo comum: o esforço de Vila Real na divulgação de imagens da vida selvagem como um meio de sensibilização da sociedade para a importância da conservação e preservação do património natural. Desde imagens de grandes primatas e outros animais ameaçados, captadas por grandes fotógrafos mundiais, até imagens da biodiversidade de Vila Real captadas pelos nossos jovens fotógrafos, tudo pode ser visto nestas magníficas exposições.

Exposição de Fotografia da Biodiversidade

Exposição que pretende mostrar as melhores imagens do Concurso de Fotografia da Biodiversidade 2019.

O Concurso de Fotografia da Biodiversidade tem como principal objetivo promover a temática do património natural biológico, designadamente as regiões naturais, os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens. Participaram 73 concorrentes de 9 nacionalidades, com 412 imagens distribuídas pelas quatro categorias do concurso: Aves, Outra Fauna, Flora e Fungos e Paisagens e Habitats Naturais. O júri foi constituído por Duarte Carvalho, João Cosme e Rui Guerra.

Teatro de Vila Real

Exposição de Desenho Científico e de Natureza

Esta exposição reúne algumas das obras apresentadas ao Concurso de Desenho da Biodiversidade|2019. Nesta edição participaram 122 concorrentes de 27 nacionalidades, num total de 158 obras, apresentadas em duas categorias: Desenho Científico e Desenho de Natureza, algumas das quais foram selecionadas para esta exposição. O principal objetivo do Concurso de Desenho da Biodiversidade é a promoção e preservação da própria biodiversidade, para além da motivação para o desenvolvimento de uma expressão artística, representando espécies da fauna e flora, através da seleção e classificação de trabalhos/desenhos/ilustrações relacionadas com esta temática. Pretende igualmente promover a ilustração e o desenho científico, um importante suporte para a produção de documentos de cariz científico e fomentar o crescimento de participantes que retratem o património natural selvagem, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade.

Teatro de Vila Real

Exposição da Biodiversidade – Novos Talentos

Esta exposição reúne alguns trabalhos resultantes de duas iniciativas integradas no Festival Internacional de Imagem de Natureza, que para além de promoverem o lado artístico, ajudam na promoção, divulgação e conservação da natureza.

Estão patentes os trabalhos da edição do curso juvenil de fotografia de natureza 2019 e do workshop de desenho de natureza: Scratchboard preto.

Teatro de Vila Real