pic

Exposições

De 15 de novembro a 30 de dezembro de 2021

As exposições previstas para o FIIN refletem um objetivo comum: o esforço de Vila Real na divulgação de imagens da vida selvagem como um meio de sensibilização da sociedade para a importância da conservação e preservação do património natural. Desde imagens de grandes primatas e outros animais ameaçados, captadas por grandes fotógrafos mundiais, até imagens da biodiversidade de Vila Real captadas pelos nossos jovens fotógrafos, tudo pode ser visto nestas magníficas exposições.

Exposição de Fotografia da Biodiversidade

Exposição que pretende mostrar as melhores imagens do Concurso de Fotografia da Biodiversidade 2021.

Nesta quinta edição do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN) participaram no Concurso de Fotografia 105 concorrentes, de 29 nacionalidades, com 491 imagens, distribuídas pelas quatro categorias do Concurso: Aves, Outra Fauna, Flora e Fungos e Paisagens e Habitats Naturais. Nesta exposição estão patentes 55 imagens, entre as quais as três melhores imagens por cada categoria e o grande prémio, intitulado “Carvalho Araújo” para a melhor fotografia do Concurso de 2021.
Um agradecimento especial aos elementos do júri do concurso que avaliaram e classificaram as imagens: Carlos Sousa, João Cosme e Luís Quinta.

Teatro de Vila Real

Exposição de Desenho da Biodiversidade

O principal objetivo do Concurso de Desenho da Biodiversidade do FIIN é a divulgação e a preservação da própria biodiversidade, para além da motivação para o desenvolvimento de uma expressão artística, representando espécies da fauna e flora, através da seleção e classificação de trabalhos relacionadas com esta temática. Pretende igualmente promover a ilustração e o desenho científico, um importante suporte para a produção de documentos de cariz científico e fomentar o crescimento de participantes que retratem o património natural selvagem, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade.
Na edição de 2021 participaram 101 concorrentes, de 31 nacionalidades, num total de 169 obras, apresentadas em duas categorias: Desenho Científico e Desenho de Natureza, algumas das quais foram selecionadas para esta exposição
Um agradecimento especial para o júri do concurso, constituído por Marco Correia, Marcos Oliveira e Maria Ferreira, pela colaboração, empenho e disponibilidade manifestados no processo de seleção dos trabalhos premiados.

Teatro de Vila Real

Exposição da Biodiversidade – Novos Talentos

Este capítulo dedicado aos jovens, reveste-se de grande importância para a prossecução do mais nobre objetivo do FIIN: o despertar de consciências. Com o objetivo de sensibiliza-los para a temática da conservação do património natural, incutindo-lhes o gosto pela fotografia e desenho de natureza, o FIIN lançou o concurso Juvenil de Imagem de Natureza, na edição do ano anterior. O concurso tem como alvo os jovens dos 8 aos 18 anos do distrito de Vila Real, que participaram com fotografias e desenhos dedicados ao património natural biológico, designadamente as regiões naturais, os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens.
Desta forma, apresentamos as obras selecionadas das duas categorias: Fotografia, que teve 24 trabalhos apresentados por 16 participantes e Desenho de Natureza, sendo que nesta categoria foram submetidos 22 trabalhos por 21 participantes.
Agradecemos aos elementos do júri desta edição Chi Pardelinha, Carlos Santelmo, Catarina Lima, Luis Romba e ao Tiago Magalhães pelo trabalho desenvolvido.

Teatro de Vila Real

Exposição de Desenho de Natureza: Workshop de Ilustração Botânica

Enquadrado no Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN 2021), o Município de Vila Real promoveu um workshop de desenho de natureza, com catorze horas de duração, ministrado por Maria Romão Ferreira. Neste workshop foram abordados os princípios básicos da Ilustração Botânica, método, técnica e materiais para ilustrações em aguarela e grafite, num “Ensaio a partir do acervo de Kew Gardens sobre obras de vários ilustradores ”.
As sessões constaram da apresentação de conteúdos, demonstração da técnica, acompanhamento dos trabalhos, supervisão e avaliação dos trabalhos. Os formandos poderam adquirir os conhecimentos necessários a ficarem aptos e autónomos a desenvolverem trabalhos com aplicação da técnica apresentada. Durante a formação ainda houve lugar a pequenas sessões de análise dos trabalhos desenvolvidos por vários autores.
Para além da motivação para o desenvolvimento de uma expressão artística, este workshop teve como objetivos principais:
– promover a representação de espécies botânicas;
– difusão do conhecimento em domínios ainda pouco divulgados (um importante suporte para a produção de livros de cariz científico, com a representação pormenorizada de detalhes anatómicos, que muito contribuem para o enriquecimento didático e educativo).
Devido à excelente qualidade do material produzido, os trabalhos deram lugar a esta exposição.
Mais uma vez agradecemos o interesse e a participação no nosso workshop de desenho e felicitamos todos os participantes pelo excelente trabalho produzido.

Teatro de Vila Real

Exposição Corgo são. Bila sã

Integrada na programação do FIIN 2021 o Município de Vila Real apresenta a exposição que reúne os trabalhos desenvolvidos pelos jovens de Vila Real no campo de férias Corgo são. Bila sã.

O campo de férias decorreu no Centro de Ciência de Vila Real, dedicado à temática do ambiente e teve como objetivo promover uma cidadania ativa e interventiva na área do desenvolvimento sustentável, capacitar os jovens para a proteção dos recursos naturais, com especial enfoque na água, no ar e no ruído ambiental e focado na transmissão de noções de preservação do território como vetor de qualidade de vida e saúde da população.

Ao longo de duas semanas, os jovens tiveram oportunidade de desenvolver atividades experimentais, lúdicas e aprofundar os conhecimentos sobre o rio Corgo.

Este projeto foi candidatado pelo Município de Vila Real ao Fundo Ambiental.

Agência de Ecologia Urbana