Está oficialmente inaugurada a segunda edição do Festival Internacional de Imagem da Natureza (FIIN), uma iniciativa cofinanciada pelo Programa NORTE 2020 e organizada pelo Município de Vila Real, tendo como parceiros a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Associação Cultural Zona Livre e contando pela primeira vez com o apoio da QUERCUS na constituição do Júri.
O Festival, à semelhança do ano anterior, tem como pano de fundo o tema da biodiversidade. Através da imagem, pretendemos promover o património natural do mundo e sensibilizar a sociedade para associar-se ao grande desígnio de conservar esse património, fundamental para a sobrevivência do Planeta.
A primeira edição do evento, em 2017 saldou-se num enorme sucesso, quer na avaliação pelas entidades parceiras, quer pelos vários concorrentes e oradores nas diversas palestras. Por esse motivo, o Município decidiu difundir as magnificas imagens e curtas que estiveram a concurso, num projeto que foi designado“FIIN 2017 Vai às Freguesias”, com início agendado para 20 de março. Esta exposição percorrerá todas as Freguesias que aderirem à iniciativa, levando o tema da Biodiversidade mais perto das populações.
Nesta segunda edição, o FIIN anuncia algumas novidades. A primeira delas é o calendário de realização. Em 2018, o Festival decorrerá entre 9 e 18 de novembro, uma antecipação em relação ao ano passado.
Outra novidade da edição 2018 do FIIN é a antecipação da abertura dos três concursos associados ao Festival (concurso de curtas-metragens, concurso de fotografia da biodiversidade e concurso de desenho da biodiversidade), com início agendado para o dia 1 de março, terminando no dia 30 de junho. Seguindo o seu percurso de maturação e do crescente interesse suscitado, os concursos de fotografia e de desenho assumem um caráter internacional, já que nesta edição poderão concorrer trabalhos com temas originários de qualquer região do planeta. Ainda no âmbito do concurso de fotografia, é lançado o “Prémio Carvalho Araújo”, um galardão especial que vai premiar a melhor fotografia concorrente deste ano.
Da seleção e classificação das imagens apresentadas aos concursos de Fotografia e de Desenho resultarão duas Exposições e os seus respetivos Catálogos. A Comissão Organizadora disponibiliza o endereço eletrónico concursos@fiin.pt para as informações sobre o concurso.
O Festival de Curtas-Metragens, que decorrerá entre 12 e 17 de novembro, vai exibir as melhores obras apresentadas a concurso. Recorde-se que em 2017 contou com mais de 1400 obras cinematográficas oriundas de todos os continentes.
Ainda inserido no vasto programa do Festival, está programado o Encontro de Fotografia e Cinematografia, que junta em Vila Real os maiores nomes mundiais. Este ano não foge à regra e o Encontro prevê nomes grandes da fotografia que já confirmaram a sua presença em Vila Real e que brevemente serão anunciados. O Encontro vai ter lugar no dia 17 de novembro de 2018.
No dia 18 de novembro a edição de 2018 encerra com a Gala do FIIN, cerimónia onde são anunciados os diversos vencedores dos concursos e que terá lugar no Teatro de Vila Real.