A Gala do festival realizada no dia 18 de novembro de 2018, no Teatro de Vila Real, ficou marcada pelo anúncio e entrega dos premiados dos três concursos do Festival de Imagem de Natureza e a entrega do grande prémio Carvalho Araújo, que premiou a melhor imagem apresentada a concurso.

No Concurso de Desenho de Natureza e Científico, os prémios foram entregues pela Dr.ª Paula Seixas de Oliveira, Pró-Reitora da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, e pelo Dr. Marco Nunes Correia, membro do júri. Estes realçaram a importância do desenho para o conhecimento científico e o aumento da quantidade e principalmente qualidade dos trabalhos relativamente à edição anterior.

No concurso de Fotografia da Biodiversidade, os prémios foram entregues pelo representante da Quercus, Hélder Viana e Rui Guerra membro do júri. Este concurso foi aquele que contou com o maior número de premiados, devido ao número de categorias englobadas no concurso: “Aves”, “Outra Fauna”, “Flora e Fungos” e “Paisagem”. Estes prémios contaram com uma novidade, a entrega do Prémio “Carvalho Araújo” pelas mãos do Presidente Eng. Rui Santos à fotografia que se destacou em todas as categorias.

Um dos momentos mais aguardados da Gala – a revelação do filme vencedor do concurso de curtas-metragens, com o anúncio surpresa da obra vencedora, “Hybrids”, um filme dos franceses, Kim Tailhades, Florian Brauch, Matthieu Pujol, Yohan Thireau e Romain Thiron que receberam o prémio das mãos de Mafalda Vaz de Carvalho, Vereadora do Pelouro Ambiente da Câmara Municipal de Vila Real. Um momento de grande emoção para os responsáveis pela realização do filme. Hybrids é uma animação que retrata a problemática da poluição dos fundos oceânicos e as consequências para a fauna marinha.

Premiados FIIN2018:

Concurso de Desenho Científico e de Natureza 

Categoria “Desenho de Natureza”

1º Lugar – Maria Alice de Rezende (Brasil)

2º Lugar – Robert James Long, (EUA)

3º Lugar – Natalia Gabeeva, (Rússia)

Categoria “Desenho Científico”

1º Lugar – Robert James Long, (EUA)

2º Lugar – Dorian Noel, (Equador)

3º Lugar – Berta Paramo , (Espanha)

 

Concurso de Fotografia da Biodiversidade

Categoria “Aves”

1º Lugar – Maurício Adelino Lopes Soares, (Portugal)

2º Lugar – Gabriela Schuck de Oliveira, (Brasil)

3º Lugar – Sérgio do Vale Esteves, (Portugal)

Categoria “Outra Fauna”

1º Lugar – Maurício Adelino Lopes Soares, (Portugal)

2º Lugar – Adria Lopes Baucells, (Espanha)

3º Lugar – Allan Castañeda, (Filipinas)

Categoria “Flora e Fungos”

1º Lugar – Shakhavan Osmani, (Irão)

2º Lugar – Daniel Santos, (Portugal)

3º Lugar – Joaquim Aurélio da Silva Rodrigues, (Portugal)

Categoria “Paisagem”

1º Lugar – Sérgio Henrique Nilson Backes, (Brasil)

2º Lugar – Rui Cortes, (Portugal)

3º Lugar – Gabriel Varalla Groppi, (Brasil)

 

Prémio Carvalho Araújo

Pranab Basak, (Índia)

Concurso de Curtas-Metragens

1º Lugar – “Hybrids”, realizado por Kim Tailhades, Florian Brauch, Matthieu Pujol, Yohan Thireau e Romain Thiron, (França)