Hoje damos a conhecer o júri do concurso de Fotografia da Biodiversidade. A edição de 2018 deste concurso está aberta até 30 de junho de 2018. A edição deste ano apresenta novidades, desde logo a aceitação de fotografias de todo o mundo. Recomendamos a leitura do regulamento antes da submissão das vossas imagens. Vamos então conhecer os três jurados.

 

Duarte Carvalho

Duarte Carvalho é fundador da Secção de Fotografia do Centro Cultural Regional de Vila Real e animador do Museu do Som e da Imagem do Município de Vila Real. Foi orientador dos cursos de fotografia do Fundo Social Europeu. Tem uma colaboração fotográfica com diversas entidades: Centro Regional de Artes Tradicionais, Centro Nacional de Cultura, Liga dos Bombeiros Portugueses e UTAD. Elaborou diversas imagens fotográficas para a ilustração de trabalhos de investigação. Realizou mais de cem exposições coletivas e 42 individuais ao longo da sua carreira. Obteve diversos prémios em concursos fotográficos, destacando-se 18 primeiros lugares. Medalha de Mérito Municipal (2009), Câmara Municipal de Vila Real, baseado no trabalho dedicado à fotografia. Tem trabalhos publicados na revista Photo (França) em 1996, 2004, 2005 e 2008 e a exposição na Galeria Maeght em Paris integrado numa Mostra Ibérica de Fotografia.

 

João Cosme

João Cosme é fotógrafo profissional de natureza. As suas imagens são publicadas em revistas nacionais e internacionais como, BBC Wildlife (Inglaterra), GDT Magazine (Alemanha), Asferico Magazine (Itália), National Geographic Magazine-Portugal, Visão, Noticias Magazine, entre muitas outras. É autor e coautor de diversos livros e guias, onde se destacam “Rios de Vida”, ” Natureza Íntima” e “No Trilho do Lobo”. O seu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente, em diversos concursos de fotografia de natureza e vida selvagem, onde tem sido premiado nomeadamente no ASFERICO – International Nature Photography Competion-Italia, e GLANZLICHTER- Internationaler Naturfoto-Wettbewerb – Alemanha. Atualmente faz parte da equipa do projeto internacional Naturephotoblog. É convidado para festivas internacionais de fotografia de natureza para apresentar o seu trabalho. Em Portugal é solicitado para conferências, palestras e congressos para divulgar o património natural. É o responsável pelo Cinclus – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela.

 

Rui Guerra

Rui Guerra tem-se dedicado ao longo dos anos à imagem subaquática. Primeiro na área da fotografia e mais tarde no vídeo, tendo obtido diversos prémios nacionais e internacionais, nomeadamente diversos títulos em Campeonatos Nacionais e do Mundo na vertente competitiva. Organizador ou jurado em diversos concursos e competições de fotografia e festivais de cinema, sendo igualmente o Selecionador Nacional de Fotografia e Vídeo Subaquático. Colabora com diversas instituições de investigação científica e com produtoras de cinema e publicidade, filmando debaixo de água em ultra-alta definição com sofisticados equipamentos e nos mais diversos ambientes. Instrutor de mergulho, fotografia e vídeo subaquáticos, tem captado imagens nos ambientes mais extremos, desde o alto mar até aos rios e lagos interiores, desde o interior profundo das grutas submersas, às águas geladas sob o gelo.