10 e 11 de novembro de 2018 | 09:30-17:30 | Centro de Ciência de Vila Real

Enquadrado no Festival Internacional de Imagem de Natureza 2018, o Município de Vila Real promove o segundo workshop de desenho científico e de natureza. Será ministrado por Marcos Oliveira e dedicado ao tema de Ilustração Científica Biológica. Decorrerá nos dias 10 e 11 de Novembro de 2018, no Centro de Ciência de Vila Real.
Este workshop é uma introdução à ilustração científica; os seus métodos e técnicas tradicionais (não digitais) com destaque para a técnica da aguarela. Destina-se a pessoas maiores de 12 anos, com desejo de aprender e praticar a ilustração de carácter científico biológico.

Marcos Oliveira nasceu em 1967. Licenciado em História da arte, é ilustrador desde 1994 e especializado em ilustração científica biológica, com vasta experiência na ilustração da fauna e flora ibéricas. Como ilustrador freelancer tem colaborado com diversos organismos públicos, fundações, municípios, editoras e ONG’s. O seu trabalho está publicado em numerosas obras escritas, como livros, revistas, folhetos, mapas, pósteres, postais e painéis informativos em ruas, museus, centros de interpretação, parques e reservas naturais de Portugal. É membro do júri do Concurso de Desenho Científico e Desenho de Natureza do Município de Vila Real.

A inscrição no workshop é obrigatória e limitada a 15 participantes, maiores de 12 anos. Caso esteja interessado, deve preencher o formulário de inscrição em www.fiin.pt até ao dia 2 de Novembro de 2018. Todos os participantes devem trazer lápis, papel de aguarela de 300gr de grão fino ou satinado, aguarelas em tubo ou em pastilha (recomenda-se em tubo) e pincéis para aguarela (números: do 1 ao 8). Trazer todos ou só alguns desses números. Devem também trazer papel de esquiço (vegetal), fita-cola e godés. É fundamental que todos estes materiais apresentem uma qualidade aceitável, caso contrário não será possível atingir os resultados esperados. A ausência desse material inviabiliza a participação no workshop.

Inscrições encerradas.