pic

Exposições

De 9 de novembro a 28 de dezembro de 2018

As exposições previstas para o FIIN refletem um objetivo comum: o esforço de Vila Real na divulgação de imagens da vida selvagem como um meio de sensibilização da sociedade para a importância da conservação e preservação do património natural. Desde imagens de grandes primatas e outros animais ameaçados, captadas por grandes fotógrafos mundiais, até imagens da biodiversidade de Vila Real captadas pelos nossos jovens fotógrafos, tudo pode ser visto nestas magníficas exposições.

Exposição de Fotografia da Biodiversidade

Exposição que pretende mostrar as melhores imagens do Concurso de Fotografia da Biodiversidade 2018. Nesta edição o concurso apresentou duas novidades: o alargamento geográfico para caráter internacional – procurando desta forma trazer a biodiversidade do mundo até Vila Real – e a atribuição de um grande prémio, intitulado “Carvalho Araújo” para a melhor fotografia do Concurso de 2018.

No Concurso de Fotografia participaram 377 concorrentes de 31 nacionalidades, com 1533 imagens distribuídas pelas quatro categorias: Aves, Outra Fauna, Flora e Fungos e Paisagem e Habitats Naturais. O júri foi constituído por Duarte Carvalho, João Cosme e Rui Guerra.

Teatro de Vila Real

Exposição de Desenho Científico e de Natureza

Esta exposição reúne algumas das obras apresentadas ao Concurso de Desenho da Biodiversidade. O principal objetivo é promover a temática do património natural biológico, designadamente as regiões naturais, os ecossistemas, os habitats e as espécies de fauna e flora selvagens. Para além de promover a ilustração e o desenho de natureza, procurando lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade.

Nesta edição participaram 538 concorrentes de 64 nacionalidades, totalizando 862 obras apresentadas. O júri foi constituído por Marco Correia, Marcos Oliveira e Maria Ferreira.

Teatro de Vila Real

Exposição da Biodiversidade – Novos Talentos

Esta exposição reúne alguns trabalhos resultantes de duas iniciativas integradas no Festival Internacional de Imagem de Natureza, que para além de promoverem o lado artístico, ajudam na promoção, divulgação e conservação da natureza.

Estão patentes os trabalhos da edição do curso juvenil de fotografia de natureza 2018 e do workshop de desenho de natureza.

Teatro de Vila Real